Norma Técnica
NBR 13962/2018
RODÍZIO TIPO H
Rodízio com rodas rígidas que apresentam banda de rodagem dura em uma só cor em toda a sua superfície, sendo recomendado para uso sobre pisos cobertos por tapete ou carpete.
RODÍZIO TIPO W
Rodízio com rodas revestidas de material resiliente, que apresentam banda de rodagem macia e cores diferentes no centro e na banda de rodagem, sendo recomendado para uso sobre pisos revestidos de pedra, madeira, cerâmica e quaisquer outros não cobertos.
OBSTÁCULOS AO DESLOCAMENTO DOS RODÍZIOS
Tira de metal com comprimento conforme indicado no ensaio de durabilidade ao deslocamento de rodízio, largura de 51mm e espessura de 3,2mm onde as bordas longitudinais destas tiras devem ter raio de 3,2mm + ou – 0,4mm
SUPERFÍCIE DE APOIO
Superfície do chão perfeitamente horizontal e plana onde a base e os rodízios devem estar livres para rotacionar e girar.
ENSAIO DE DURABILIDADE AO DESLOCAMENTO DOS RODÍZIOS
O ensaio deve ser realizado diretamente sobre a superfície de apoio. Para o ensaio utiliza-se três obstáculos fixados a essa superfície.
Se uma cadeira completa for ensaiada, colocar uma carga M¹ no assento da cadeira. Se um acessório for usado o peso do conjunto do ensaio (conjunto da base, acessórios e pesos) deve ser equivalente a M¹ mais o peso da cadeira na sua configuração totalmente montada. O curso do dispositivo cíclico deve ser ajustado para garantir no mínimo (762mm + 20mm) de percurso. O curso deve ser orientado para os rodízios rolarem através da plataforma de ensaios e obstáculos.
O ciclo (deslocamento em um sentido e depois no sentido oposto) deve ser repetido 2000 vezes sobre os obstáculos e 98000 ciclos em superfície lisa e rígida sem obstáculos, em uma frequência de 10 + ou – 2 ciclos por minuto. Após a conclusão dos ciclos, uma força de 22N deve ser aplicada a cada rodízio na linha central da haste do rodízio.